sábado, 10 de março de 2012

Pra que serve o alongamento?

Começamos nosso Blog com um assunto, que nem sempre, as pessoas levam em conta antes de começar a fazer uma atividade física. Estamos falando do alongamento. Pra que serve? é preciso fazer antes e depois do treino?
Alongamento  é  um exercício físico , que tem como principal objetivo o aumento da flexibilidade, como também promover o estiramento das fibras musculares. 
A prática de um bom alongamento vem após um aquecimento feito por exercícios aeróbicos, como spinning, esteiras ergométricas, elíptico, dentre outros. Suas finalidades podemos citar a sua ação como relaxante que ajuda a manter o bem-estar, como também ajuda a prevenir lesões como tendinite, ajudar ativar a circulação, reduzem as tensões musculares, além de preparar o corpo, a musculatura, para a atividade física. 
Os tipos de alongamentos podem ser ativo, passivo, isométrico e facilitação neuromuscular proprioceptiva. 
Existem inúmeros exercícios de alongamento para cada grupo muscular, abaixo colocaremos imagens para cada uma parte do corpo. Sua forma de fazer é lento e suave, ate sentir uma tensão no músculo, seu tempo pode variar de no mínimo 12 segundos ate 40. A respiração é de fundamental importância na realização dos movimento, devendo ser lenta e profunda.
Tudo isso deixa bem claro que o alongamento serve de uma âncora para a atividade física, seja ela qual for, musculação, natação, vôlei, futsal, seus benefícios são inúmeros sendo o principal ajudar a evitar futuras lesões, então já sabe, coloque no seu treino a práticas de alongamentos, tenho certeza que isso irá lhe ajudar muito, ah, não esquecendo que após o término do exercício não esquecer de fazê-lo. 

Fontes retiradas..

Nenhum comentário:

Postar um comentário